Quem sou eu

Minha foto
Cilene Maria de Morais Guimarães Naturalidade: Serranópolis (GO) Nascimento: 4 de julho de 1949 Estado Civil: casada, com a empresário Wanderlei Oliveira Guimarães Filhos: André Guimarães (39), Keila Guimarães (38), Geane Guimarães (37) e Janete Guimarães (22);. Profissão: empresária, proprietária de supermercado em Jataí Votos em 2006: 18.606 Trajetória política Vereadora em Jataí por três mandatos consecutivos (1988-1991, 1992-1995 e 1996-2000) Presidente da Câmara Municipal de Jataí por duas legislaturas (1992-2000) Trajetória partidária 1988: filiou-se ao PMDB 1992: deixou a sigla e filiou-se ao PL atual PR

Entrevista da deputada Cilene Guimarães para a Folha do Sudoeste



Candidata natural do PR à reeleição, a deputada estadual Cilene Guimarães, diz que ainda não é tempo de se falar em sucessão


Por Itamar Cordeiro

Em entrevista exclusiva concedida em Jataí a Deputada Estadual, Cilene Guimarães, vice-líder da bancada goiana do Partido da República na Assembléia Legislativa, representante de Goiás na Secretaria das Mulheres, da União Nacional dos Legislativos Estaduais – UNALE; a vibrante e jovial sexagenária parlamentar jataiense não esconde o seu orgulho de ser a primeira mulher em mais de um século de emancipação política do município a conquistar uma cadeira no Parlamento Goiano. Mas, foi evasiva quando questionada sobre assuntos políticos, principalmente, com relação ao processo eleitoral de 2010 e a sucessão ao Governo de Goiás.

Uma mulher obstinada, que exerceu três mandatos de vereadora e foi a primeira e a única mulher a presidir a Câmara de Vereadores por dois mandatos consecutivos; chegando ao parlamento goiano na atual legislatura, depois de uma árdua, aguerrida e disputada trajetória eleitoral, a deputada Cilene pautou sua entrevista em sua predileção – conforme ela fez questão de demonstrar – pelo trabalho social e assistencialista. “Não recuso desafios e não meço esforços para ajudar as pessoas que a mim procuram, com os mais diversos pedidos de ajuda. Infelizmente, não consigo solução para todos os problemas que me apresentam, pois muitos escapam do nosso alcance, mas já consegui incontáveis benefícios, principalmente nas áreas da saúde e assistência social, alguns dos problemas que mais afligem ao cidadão”.

Entre outros assuntos, Cilene reafirmou acreditar na extensão de um ramal da ferrovia Norte-Sul chegando à Jataí e garantiu que “o PR de Jataí é um partido forte, está coeso e sem cisões”.

TRAJETÓRIA POLÍTICA - Em Jataí, a deputada começou sua carreira política se elegendo vereadora, sempre com votação crescente, por três mandatos consecutivos, nos anos de 1988, 1992 e 1996. Em 1995 foi eleita presidente da Câmara de Vereadores, sendo reeleita para o cargo em 1997. Sempre obstinada em ter mais poder de decisão nas mãos para ajudar aos seus conterrâneos e ao povo goiano, buscou o Parlamento Goiano. Em 1998, ficou na segunda suplência, e, como ela sempre diz: “confiante em Deus e no seu potencial”, voltou a disputar o mesmo cargo em 2004, ficando na primeira suplência quando em abril de 2005, assumiu uma cadeira por oito meses na Assembleia Legislativa, período que, segundo ela, dedicou seu tempo aos mais pobres de todo o estado, principalmente para a população do Sudoeste Goiano, em particular aos jataienses.

Com o seu trabalho desenvolvido no curto prazo em que esteve na Assembleia, Cilene Guimarães foi reconhecida pela sociedade, e, em 2006 escreveu definitivamente o seu nome nos anais do parlamento goiano como legitima representante do Sudoeste e de diversas outras regiões de Goiás onde ela obteve números expressivos de votos, e principalmente, pela votação expressiva obtida em Jataí – onde as eleições para deputado estadual foram extremamente concorridas e onde ela foi a mais bem votada. “Querer é poder, quando Deus é a direção”, diz a deputada. “Quando Deus é a base e a direção, querer é poder”, reafirma! “A nossa vitória – continua ela – foi fruto do trabalho desenvolvido na nossa primeira passagem pela Assembleia Legislativa e extensão do que já desenvolvíamos na Câmara Municipal de Jataí e em atividades que assumimos dentro dos governos de Jataí e de Goiás”, declara a parlamentar, que complementa: “Com uma estrutura e uma equipe maiores, foi possível atender mais pessoas de um maior número de municípios e da própria capital, atendimentos que foram sensivelmente ampliados com a conquista do nosso atual mandato”.

TRABALHO DIFERENCIADO - Cilene é a única parlamentar da sua região que matem um escritório de referência em sua cidade-base com uma equipe especializada em diversas áreas que atende diariamente, de segundas as sextas-feiras. E, ela se orgulha em dizer: “Nunca desisto de atender a um pedido sem que antes eu tenha tentado, até a exaustão”. “Não posso virar as costas para essas pessoas simples, geralmente, muito humildes – ressalta a parlamentar – que confiam no meu trabalho e que quando chegam a procurar um deputado é por que já esgotaram todas as alternativas possíveis e sua última esperança está no parlamentar que elas ajudaram a eleger”. E, segundo ela, sua orientação e exigência a todos da sua equipe, tanto do seu gabinete na Assembleia Legislativa em Goiânia, como do seu escritório regional de representação política em Jataí é de que “se devem esgotar todas as tentativas antes de se jogar a toalha”. “Mesmo porque – diz ela – acredito que quando se tem Deus como guia, tudo é possível. “Disso eu não abro mão”, assevera a deputada.
Uma “Casa de Apoio”, mantida pela parlamentar na capital do Estado é outro diferencial da sua atuação política. “Eu sempre via pessoas carentes, passando por dificuldades para se alojar em Goiânia enquanto eram submetidas a tratamentos médicos, ou enquanto acompanhavam algum familiar em estado grave; então, não pensei duas vezes, montei uma casa para abrigar essas pessoas que chegam diariamente dos quatro cantos do nosso estado. Lá, eles têm estadia, alimentação e ainda, para os casos mais graves de saúde – e os que mais necessitam – até o transporte para conduzir aos hospitais, laboratórios e instituições de saúde, nós oferecemos”, destaca Cilene. “Colocamos um veículo – continua ela – em tempo integral com todas as despesas pagas para atender aos hospedados; é um custo altíssimo que bancamos mensalmente, além dos custos com a própria casa que, também são altos; mas fico cada vez mais feliz ao ver pessoas simples, humildes que não teriam como se manter para submeter a tratamentos médicos em Goiânia, sendo amparados pela nossa casa”.

REALIZAÇÃO PESSOAL - Entretanto, Cilene Guimarães não faz reservas em dizer que sua trajetória para chegar aonde chegou foi dramática, árdua. “Principalmente – diz ela – porque nunca tivemos a estrutura financeira e partidária que os nossos adversários dispunham”. Contudo, ela faz questão sempre de ressaltar que foi movida pela sua crença em Deus, na sensibilidade e na competência inigualável da mulher e na confiança nas pessoas que a acompanham, que ela tem conseguido romper barreiras, superar estigmas e conquistar a confiança de milhares de pessoas. E ela conclui destacando: “Sou muito devota a Deus e acredito piamente que Ele é a força que me impulsiona nas lutas diárias em defesa dos interesses dos mais humildes. Sou persistente. Morro por atrevida, mas nunca por esmorecida”.

“MADRINHA DA NORTE-SUL” – Na condição de amiga próxima de Juquinha das Neves, Presidente da Valec Engenharia, empresa responsável pela execução da ferrovia Norte-Sul no Brasil Central, e autora da Audiência Pública com a empresa e representantes do Sudoeste e do Extremo-Sudoeste de Goiás, realizada pela Assembleia Legislativa, em Jataí, meados de 2008 para reivindicar um ramal da via férrea passando pelas principais cidades da região, especialmente, em Jataí; Cilene Guimarães garantiu que num encontro com Juquinha, na semana passada em Brasília, o presidente voltou a afirmar o que havia declarado em Jataí quando da audiência pública, que “Jataí terá, sim, um ramal da ferrovia”. Segundo a parlamentar, Juquinha disse que “faltam sanar apenas alguns entraves de licenças ambientais para que as obras do trecho para Jataí sejam iniciadas”. “Não tenho dúvidas de que a nossa cidade e o Sudoeste Goiano serão servidos pela Norte-Sul, porque esse é um compromisso público com o povo sudoestino e de jataiense, que o Juquinha voltou a reafirmar comigo no nosso último encontro em Brasília”, ressaltou entusiasmada, a deputada.

O PR DE JATAÍ – Cilene nega que exista qualquer cisão no Partido Republicano de Jataí. Segundo ela, “o partido está cada vez mais forte, é coeso e muito bem representado tanto no parlamento jataiesne, com dois vereadores quanto na Assembleia Legislativa através da sua cadeira. “Temos hoje, dois vereadores atuantes na Câmara de Vereadores de Jataí, inclusive, temos 1ª vice-presidência da Mesa Diretora, que é muito bem representada pela vereadora Vilma Feitosa e na Assembleia Legislativa, através da nossa pessoa temos a vice-liderança da bancada goiana do partido, a presidência da Comissão de Turismo, a vice-presidência da Comissão de Desenvolvimento, Ciencia e Tecnologia, além de sermos titular de cinco outras comissões importantes, dentre elas, a de tributação, finanças e orçamentos; além da suplência várias outras”, destacou a parlamentar.

A parlamentar republicana disse também, que seu relacionamento político com o ex-prefeito Fernando Peres e com seu irmão, o atual presidente do PR local, jornalista José Renato Assis, continua o mesmo de sempre. “Nutrimos uma amizade recíproca, mútuo respeito às nossas idéias e posicionamentos políticos. São duas personalidades valorosas do nosso partido”, declarou a deputada.

Com relação à divulgação da vereadora Vilma Feitosa, declarando ter o seu apoio (de Cilene) para concorrer a presidência da comissão provisória do PR jataiense, Cilene, preferiu generalizar dizendo que “todos os companheiros que se propõem a comandar o partido são nomes valorosos que merecem total apoio e respeito”. “A vereadora Vilma Feitosa, que é nossa particular amiga, não é diferente”, declarou. “Sem contar – (risos) – que ela é uma mulher e guerreira, assim como eu”.

ELEIÇÕES DE 2010 - A parlamentar pouco quis falar sobre política e questionada sobre o processo sucessório, foi pragmática e por vezes evasiva, preferindo não aprofundar no assunto, que, segundo ela, “ainda não é momento de se falar em processo eleitoral e sim, de trabalho”. Mas, defendeu as ações do governo de Goiás e ao governador Alcides Rodrigues, do PP, dizendo que “este é um governador sério, simples e não faz promessas vans”. “Tenho acompanhado permanentemente o nosso governador para as mais diversas ações nas mais diferentes regiões do nosso estado e, o que vejo é que quando ele faz um compromisso, ele cumpre; por isso ele tem sido muito cauteloso em fazer promessas”, destacou a deputada.

Quando insistimos sobre o seu projeto político, Cilene Guimarães, disse que o seu “futuro a Deus e à vontade do povo pertence”. Mas, não nega a possibilidade de disputar a reeleição no ano que vem, e, embora não tenha sido concisa, praticamente descarta uma disputa de uma cadeira na Câmara Federal.



Assessoria de Jornalismo da Deputada Estadual
Cilene Guimarães/PR de Jataí no Sudoeste Goiano

DEPUTADA MUNICIPALISTA E RAMAL DA NORTE SUL PARA JATAI‏

Várias atividades reforçam objetivos da “Deputada Municipalista”



Na última quinta-feira, dia 27 de agosto, mais de 40 alunos, professores e funcionários do Colégio Estadual Frei Domingos, de Jataí, visitaram o Legislativo Estadual através do programa "Estudantes na Assembléia", uma das pérolas do trabalho municipalista da Deputada Cilene Guimarães.
No mesmo dia, a deputada recebeu no seu gabinete na capital do Estado, o prefeito de Piranhas, Samuel dos Santos Rodrigues, do PMDB, o vereador de Aragarças, Isac Vitor de Oliveira, do PPS, e lideranças comunitárias de ambos os municípios.


Deputada Cilene acompanha Governador em ao Sudoeste Goiano


Companheira de primeira hora do governador Alcides Rodrigues, do PP, a seu convite, a Deputada Cilene Guimarães, do PR, participou, na manhã da última sexta-feira, na Praça Cívica, da solenidade de assinatura do decreto da recriação da Emater. “É indispensável para o setor agrícola do Estado o retorno da empresa, principalmente para o médio e pequeno produtores, no sentido de melhorar a assistência técnica no campo e o implemento de pesquisas”.
Ainda, convidada pelo Chefe do Executivo Goiano, após o evento Cilene Guimarães, o acompanhou o até a cidade de Caçu, no Sudoeste Goiano, onde participou da inauguração da Usina Rio Claro I. “Somos grata ao governador Alcides, que tem nos dispensado uma atenção especial, principalmente, com relação às ações do Governo de Goiás na nossa região”, argumentou a deputada.

Cilene destaca seu interesse pela indústria do turismo em Caldas Novas



Nesta última sexta-feira, dia 28, a Deputada Estadual Cilene Guimarães, na condição de presidente da Comissão de Turismo da Assembléia e membro do Fórum Estadual do Turismo, participou do Fórum Estadual do Turismo de Goiás, na cidade de Caldas Novas. O evento discutiu entre vários temas, o desenvolvimento do turismo no Estado, gestões descentralizadas do turismo. "Precisamos trabalhar em conjunto, propondo políticas de incentivo e de profissionalização do turismo goiano que já é forte", afirma a deputada.


Valec reaviva possibilidade de ramal da Norte-Sul para Jataí



A deputada Cilene Guimarães, do PR, representante do parlamento goiano na UNALE – União Nacional dos Legislativos participou nesta quarta-feira, dia 3 de setembro, em Brasília, do Encontro Nacional de Senadoras e Deputadas, promovido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, e da bancada feminina da Câmara e do Senado Federal, com o apoio da Secretaria de Mulheres da UNALE. O encontro teve como objetivo definir estratégias conjuntas para a implementação do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres em todos os estados e a representação feminina nos parlamentos, destacando dois temas: "Mulheres e Poder - desafios" e "Como os Legislativos Estaduais podem contribuir para a implementação do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres". Em Brasília, Cilene aproveitou para se reuniu com o presidente da Valec Engenharia, Juquinha das Neves, para cobrar o cumprimento do compromisso assumido com Jataí em 2008, da construção de uma extensão da Ferrovia Norte-Sul até o município. O presidente da empresa disse que falta sanar apenas algumas pendências ambientais para a realização da obra.
Assessoria de Jornalismo da Deputada Estadual
Cilene Guimarães/PR de Jataí no Sudoeste Goiano



Related Posts with Thumbnails

Expediente:

Diretor Geral: Saulo Prado
Jornalista Responsável: Itamar Cordeiro
Colaboradores: Vicente Paulo, Helita Menezes, Rubens Bernades
E-mail: saulopradogo@hotmail.com
cileneguimaraes22@hotmail.com
Tele.: 36365605