Quem sou eu

Minha foto
Cilene Maria de Morais Guimarães Naturalidade: Serranópolis (GO) Nascimento: 4 de julho de 1949 Estado Civil: casada, com a empresário Wanderlei Oliveira Guimarães Filhos: André Guimarães (39), Keila Guimarães (38), Geane Guimarães (37) e Janete Guimarães (22);. Profissão: empresária, proprietária de supermercado em Jataí Votos em 2006: 18.606 Trajetória política Vereadora em Jataí por três mandatos consecutivos (1988-1991, 1992-1995 e 1996-2000) Presidente da Câmara Municipal de Jataí por duas legislaturas (1992-2000) Trajetória partidária 1988: filiou-se ao PMDB 1992: deixou a sigla e filiou-se ao PL atual PR

RENEGOCIAR AS DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS

Os reflexos da crise financeira mundial chegaram ao Brasil antes da previsão da maioria dos economistas, políticos e principalmente do governo brasileiro, que, surpreso, adotou medidas no sentido de incentivar o consumo, com a redução de impostos de vários produtos. Ainda injetou dinheiro na construção civil, com financiamentos para a construção de casas para os trabalhadores de menor poder aquisitvo. São medidas louváveis, mas que a curto e médio prazos não resolvem o problema de caixa de muitas empresas, encurraladas pelas dívidas tributárias com os governos e queda nas vendas.
Nem o fim da crise e a recuperação das vendas da indústria e do comércio vão resolver a situação de inadimplêcia tributária de muitas empresas, já que são dívidas antigas, contraídas quando a economia não tinha sentido os abalos provocados pela crise do mercado financeiro internacional. E aqui temos de diferenciar o sonegador e o inadiplente: o primeiro não paga porque não quer e o segundo porque não consegue.
A causa desse buraco na conta das empresas é a excessivas carga tributária, que ao longo dos anos vem minando a sobrevivência de nossas empresas. Uma prova consistente dessa realidade é o crescimento do comércio informal, com muitos empresários fechando as portas de seus comércios e indo para as ruas. Dezenas de feiras em Goiânia e nas principais cidades do interior, onde muitos héroicos feirantes buscam a sua sobrevivência e de sua família. E não estão ali por opção, mas por exclusão de um sistema que impede os menos favorecidos de se estabelecer, de constituir empresa, devido a uma carga tributária irreal.
Por onde passo, tenho ouvido o apelo de inúmeros empresários, desesperados com as dívidas de tributos atrasados, que geram multas e juros pesadíssimos. Num debate promovido na Assembleia Legistativa, entre empresários, prefeitos e plolíticos, para discutir o projeto de reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional, ficou evidente o drama das empresas que têm dividas com o governo. Lideranças empresariais que participavam do evento expressaram a preocupação com os endividados.
É preciso que os nossos governos encontrem uma saída para evitar que novos ex-empresários, ex-contribuintes, juntamente com seus funcionários, entrem para as estatisticas do desemprego. Não dá para esperar uma reforma tributária . É urgente um programa de renegociação das dividas tributárias, para que os empresários possam planejar o pagamento de seus débitos. Se estamos vivendo um momento de redução de impostos e incentivos a vários setores, vamos socorrer os empresários que estão praticamente na guilhotina.

Cilene Guimarães
Deputada Estadual






Um comentário:

  1. Obrigado pela visita! Vou passar a acompanhar o seu blog, que não conhecia ainda. Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Expediente:

Diretor Geral: Saulo Prado
Jornalista Responsável: Itamar Cordeiro
Colaboradores: Vicente Paulo, Helita Menezes, Rubens Bernades
E-mail: saulopradogo@hotmail.com
cileneguimaraes22@hotmail.com
Tele.: 36365605